Seja bem vindo

Relaxe e blogue...



domingo, 20 de abril de 2008

22ª semana da criação O momento para ser criativo é agora

Durante a 22ª Semana Internacional da Criação Publicitária, David Romanetto, diretor de criação da Giovanni+DraftFCB, apresentou na última segunda-feira (14) o convidado internacional da agência, Michael Simons, diretor de criação da DraftFCB Austrália. Ele falou sobre "Perspectivas de um publicitário australiano-neozelandês há 30 anos no mercado, mas mais entusiasmado com o que vê hoje do que quando começou".
Simons começou sua palestra descontraindo a platéia com sua "teoria climática": quanto pior o clima em uma cidade, melhor sua publicidade. Porém, ele disse que assim que chegou ao Brasil percebeu que sua "teoria" havia caído por terra, pois “o tempo e a propaganda daqui são fantásticas".
O profissional explicou que tanto a Austrália quanto a Nova Zelândia são países vítimas da globalização e, por isso, grande parte de sua publicidade é norte-americana e o mercado desses países tem que usar a criatividade e as diversas mídias para se destacar.
Para ilustrar essa situação, Simons mostrou alguns cases de sucesso, como a divulgação do seriado Weeds, que apresenta uma mãe que cria seus filhos vendendo maconha. Simons exibiu vídeos, um deles com uma casa aberta à visitação onde havia uma "corretora" que apresentava o local ao visitante, lotado de pés de maconha. Para essa ação foram publicados em mídia impressa anúncios da "venda" da casa.
No outro, acontecia a instalação de um outdoor no qual apareciam três sacos: dois de lanche e um com maconha. Foi instalada uma câmera no outdoor para ver a reação das pessoas e muitas delas tentaram rasgar o saco com a falsa droga.
Festa de cão
Outro case de sucesso apresentado por Simons foi a campanha feita para angariar fundos para a SPCA International (Society for the Prevention of Cruelty to Animals International). A ação consistia em lançar um CD com jingles natalinos que só podem ser ouvidos pelos cachorros. Para a campanha, foi feito um filme com filhotes com gorros natalinos e uma festa em uma discoteca onde celebridades levaram seus cachorros para "dançar".
Após a apresentação dos cases, Simons discursou sobre como os jovens publicitários devem se comportar no mercado e citou suas próprias experiências. Para ele, agora é um momento desafiante para a criação, pois a publicidade disputa a atenção do consumidor com diversas mídias. "É um momento excitante em que vivemos, porque há muita informação e diversos meios para trabalhar a criatividade e chamar a atenção do consumidor para seu produto", diz Simons.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger